sábado, 20 de junho de 2015

EXU MANGUEIRA


(Agalieraps) - Exú Mangueira, muito confundido com Marabô, salvo pelo fato de quando está sendo incorporado expele o cheiro forte de enxofre misturado com alfazema, também de gênio muito dificil. Esta entidade, uma vez invocada, jamais aceita ordens terrenas e, para se retirar, é necessário recorrer-se à entidades superiores que atendam o seu pedido.
Como todo Exu em fase de evolução, passando de reencarnação a reencarnação, aprimorando espiritualmente nos períodos que esta em transição ajudando na evolução do ser humano, Exu Mangueira tem suas particularidades, desde a maneira de vestir, falar, conduzir uma gira e principalmente orientar seus consulentes e filhos.
Refiro-me a "filho" de uma maneira global, carinhosa, pois como Exu não pode ser PAI de cabeça de uma pessoa, pode e é um grande, poderoso e nobre guardião executando as tarefas a ele designadas, de reorganização, equilíbrio, nos auxiliando na caminhada rumo a redenção, evolução e principalmente aprendizado.
É comum termos o Exu Mangueira trabalhando e dançando como se fosse um caçador de ODÉ, já que ele faz parte da fortíssima legião que trabalham utilizando os elementos naturais desde a energia dos animais, folhas, árvores e frutos como também a magia da água.
Deixamos claro que Exu Mangueira é elemento direto de ligação de ODE, que é uma energia ligada a caça, tendo como qualidades mais conhecidas o ENRILÉ e OXOSSI.
Não quer dizer que seu Exu Mangueira não execute tarefas determinadas por outro orixá.
A partir do momento que ele consegue manipular as energias que deve utilizar para ser aplicada na evolução, disciplina, correção, dos seres, não importa se a ordem vem de ODÉ, de OSSAIM de IEMANJÁ ou de OXALÁ, a tarefa tem que ser executada por entidade com capacidade para tal, aí apresenta-se a entidade que esta em condições de oferecer resultado satisfatório, o que conta ponto na sua remissão.
Exu Mangueira, é um Exu muito antigo e pouco cultuado e conseqüentemente desconhecido em muitos locais. Seu axé se torna muita forte no trato com a saúde, medicina natural, esclarecimento cármico, abertura de caminhos visando emprego, pois emprego significa renda e renda propicia alimento, elemento esse que fazem com que caçadores matem os animais especificamente para sobrevivência da família.
Apresenta-se como um perfeito cavalheiro, gosta até mesmo de usar "fraque" de preferência com rabo comprido e luvas brancas.
Vestimenta que o caracteriza por uma de suas encarnações. Embora possa ter apresentação diferente de maneira com que o seu cavalo, adepto, iniciante possa se identificar, nesse caso vale a tradição e o grau de conhecimento do encarnado.
Exu Mangueira lidera os Exus que trabalham nos cruzeiros e caminhos das matas, mas não quer dizer que seu campo de atuação seja especificamente nas matas. Não apenas é apenas das matas que ele retira as vibrações necessárias para executar suas tarefas. Vinculado aos orixás nela existentes, delimitado pelo bom senso. Não necessariamente seus ebós tenham que ser servidos nas matas ou embaixo de uma Mangueira. Não, pois que tem seus axés assentados pode e deve servir e vincular este nobre guardião dentro de seu ilê.
Possui uma fala calma e poética sua visão astral e de um homem de manto com capuz possui um turbante na cabeça que representa o símbolo da magia oriental carrega uma espada numa mão e na outra possui algumas folhas de Mangueira trabalha para o Lúcifer junto de seu companheiro Exu Marabo sendo ambos parecidos.
Caracteristicas
AnimalGalo vermelho com rabo colorido.
Armafacão, lança cumprida
Arreio de Ebósilê, cruzeiros das matas, embaixo da árvore mangueira
Arvores
BebidaBons vinhos, whisky, marafo, absinto
Corestradicionalmente o vermelho,podendo em alguns casos levar azul ou verde.
Ervastodas silvestres, inclusive com espinhos.
Frutas 
  • Manga   Yor:  (mángòrò)
FumaCharutos
GuiaAço ou de miçangas
MetalAço
Velade Sebo
Pontos Riscados
Ponto Riscado Guardião Mangueira
Pontos Cantados
Viva as almas, viva a coroa e a fé
Oi, viva Exu das Almas
Que ele é seu Mangueira de fé
Oi, viva as almas



Exú ganhou garrafa de marafo
E levou na capela pra benzer
Seu mangueira correu e gritou
Na batina do padre tem dendê, tem
Tem dendê, na batina do padre tem dendê



Exú trabalha de pé
Não se senta na cadeira
Gosta de beber marafo
De brincar com seu garfo
Saravá Exú Mangueira


Lendas
  • Segundo conta a própria entidade o primeiro Exu Mangueira viveu na França foi um rico criador de gado bovino e chegou a se tornar ministro da França devido a sua educação e boa lábia conquistou varias mulheres casadas e foi morto por um marido de uma delas.
  • Exu Mangueira em vida foi marido de uma das Maria Padilha ele a amava e ela o traiu com outro homem desde então em vida mesmo ele tomou raiva de mulher não queria saber mais delas

Nenhum comentário:

Postar um comentário