Rei  Congo é um Preto Velho amado por toda a Umbanda, pela sua humildade e  serenidade.     Ele foi escravo entre o século XVI e o século XVII, e  desde sua juventude era um guerreiro, que lutava em prol de seus irmãos  africanos que tanto sofriam nas mão de seus Coronéis e Feitores.     A  história diz que Rei Congo, que tinha seu nome de batismo como  Octácilio, era um grande rezador e curador de doenças, ficando sendo  conhecido entre negros e brancos pelo seus tratamentos das moléstias  como a tuberculose, que na época exterminava muitas pessoas sem escolher  cor nem raça.     O negro Octácilio, certa vez após uma das filhas de  um Coronel fazendeiro, chamado de "Senhor do café", ficar muito fraca  com a famigerada doença assassina, a tuberculose, ficou muito conhecido  em toda região pelo tratamento dado a pequena sinhá, através de seus  conhecimentos de ervas utilizadas em chás e compressas, sanando assim  todo mal estar sofrido por ela e curando-a de vez da tão maléfica  doença. Após esse fato Octácilio começou a frequentar outras fazendas da  região para, com sua sabedoria ajudar outras pessoas que sofriam além  da famigerada tuberculose outros males que afligiam a tão covarde e  intolerante classe branca e rica da época. Com essas viagens de fazenda  em fazenda, Octácilio começou a perceber que seus irmãos negros sofriam  grandes humilhações e maus tratos dos então feitores que ordenados pelos  coronéis, mandavam castigar na chibata e no tronco todos os negros sem  que houvesse motivo para tal covardia.     E foi assim que o jovem  Octácilio tomou para si a vontade de lutar contra essas atrocidades, e  dia após dia ele tomado por seu desejo de liberdade e também pela grande  vontade de livrar seus irmãos das garras covarde de feitores e  coronéis, ele decidiu então tentar a fuga, com o objetivo de mais tarde  tentar ajudar os outros escravos a fazerem o mesmo.     Enfim chega a  noite da fuga, Octácilio e mais alguns negros, após um dia cansativo na  preparação da terra para um novo plantio de café, conseguem fugir do  cativeiro após dominarem o feitor e seus jagunços quando já iam  acorrentar as portas do senzala.     Vários negros fugiram, muitos deles  foram recapturados e outros mortos, mas Octácilio conseguindo se  embrenhar nas matas escuras conseguiu enfim a sua liberdade.     A  partir desse dia, Octácilio com a ideia fixa em tentar libertar seus  irmãos escravizados, rogou a Pai Oxalá e a todos os Orixás que lhe  mostrassem o caminho para que ele conseguisse o tal feito. Após vários  dias e noites fugindo pelas matas sagradas de Pai Oxossi, ele se depara  com uma montanha, que na época era conhecida como "Monte dos Perdidos",  essa montanha tinha centenas de caminhos que interligados chegavam a  lugar algum, e apenas um caminho levava ao cume da montanha.      Octácilio por algumas vezes já ouvira falar da lenda do "Monte Perdido",  e sabia que o cume dessa montanha seria o lugar ideal para se abrigar e  abrigar os negros que ele desejava libertar dos açoites e dos troncos  destruidores.     Em suas orações ele pediu aos Orixás Sagrados que lhe  abrissem o caminho, e que ele conseguisse chegar ao cume da montanha sem  se perder pelo labirinto que o levaria a morte.     Foi ai que ele  começou sua caminhada rumo a tão assustadora montanha, e sem se dar  conta, subia a trilha de maneira tão segura e confiante que sem esperar  em poucas horas já estava diante de um grande campo florido com um  grandioso lago de águas límpidas. Ele admirado por tanta beleza daquela  natureza que lhe foi entregue por Oxalá, ele se ajoelha e agradece pelo  presente tão belo.     E foi nesse belo e protegido lugar que Octácilio  começou a sua luta de livrar da escravidão seus irmãos negros, pois ali  estava nascendo o Quilombo do Congo" e também o sonho de ali ser o  caminho da paz buscada pelos quilombolas.     Entrando pelas fazendas  cafeeiras durante as madrugadas, Octácilio começou a resgatar os negros  escravos, levando-os para o Quilombo do Congo, e ali esses negros  começaram a plantar, a construir seus lares e constituir família.      Octtácilio escolhia os negros mais novos, fortes e ágeis, fazendo deles  um grupo de guerreiros da mesma causa, ou seja libertar mais e mais  escravos, e no primeiro grupo já preparado para ação, o negro Octácilio  recebeu o nome de Rei do Quilombo do Congo, e todos a partir desse dia  passaram a lhe chamar de "Rei Congo", como é conhecido até hoje nas  casas de Umbanda.     Certa vez, em mais uma das centenas de vezes que  Rei Congo tentava buscar a liberdade para os negros escravizados, um  certo coronel muito temido dentro da região fez com que seus feitores e  centenas de jagunços ficassem de tocaia por vários dias e noites com  intuito de capturar o libertador de escravos. E numa noite nebulosa no  qual Rei Congo e seus guerreiros estavam prontos para mais uma ação, o  velho negro Malaquias, que tinha o dom da vidência, disse ao seu Rei  negro que aquela noite ele não deveria levar seus guerreiros, pois  muitas mortes poderiam ocorrer, ele deveria ir só, pois apesar de ser  muito perigoso seria dessa oportunidade que ele traria um grande aliado  nas causas que lutavam.     Rei Congo com toda sua humildade concordou  com o velho Malaquias, e saiu só para essa missão, ao chegar a fazenda  em questão, Rei Congo tenta chegar a senzala onde dormiam os negros  escravizados. Porém a um certo momento Rei Congo se depara com um dos  feitores da fazenda com dezenas de jagunços armados. O feitor o  acorrenta em um tronco próximo a senzala, a espera do dia raiar e acatar  as ordens do tão famigerado coronel.     Rei Congo com olhar firme  porém sereno, tenta buscar forças nas palavras do velho Malaquias,  tentava entender todo o fato, toda a causa do acontecimento. Sabia ele  que tudo que acontecera teria uma razão, porém até então não conseguia  chegar numa resposta em que aquilo tudo poderia ajudá-lo na luta contra a  escravidão.     O sol raiou, e o feitor que ora tinha acorrentado Rei  Congo, tinha um semblante cansado, parecia amargurado. Ele manda um dos  seus jagunços levarem a notícia da captura do libertador de escravos ao  coronel, que logo vem com as ordens de açoitarem o negro libertador até a  morte, e que levassem o corpo dele a té ele, para junto a outros  coronéis fazendeiros comemorassem a morte do tão temido Rei Congo.     E  foi dada a missão ao feitor de levar a morte a Rei  Congo por meio da  chibata. E ele, o feitor, já preparado para o começo da tortura daquele  corpo preso ao tronco de madeira por meio de correntes de aço, quando  olha nos olhos de Rei Congo e diz se ele era o tal negro curador de  doenças tão conhecido dentro da região por ter curado muitas pessoas da  tão medonha doença, que na época era a tuberculose. Rei Congo, ainda com  olhar sereno apenas balançou a cabeça afirmativamente. Então o feitor o  livra das correntes e  se jogando aos pés de Rei Congo pede a ele para  salvar a sua amada que se encontrava tísica, ela estava extremamente  enfraquecida e sem nenhuma chance de sobreviver. Rei Congo estendendo a  mão ao feitor, lhe pergunta se ele tinha fé, ele responde que sim, então  Rei Congo diz que ele ia libertar sim a doce jovem dos males da  tuberculose.     O feitor, sabendo que teria que entregar o corpo de Rei  Congo para os coronéis, resolveu então libertá-lo e seguir com ele e  sua amada para o Quilombo do Congo. E assim foi feito, nesse mesmo dia  saíram fugidos da fazenda rumo ao Monte dos Perdidos, e mesmo durante a  viagem Rei Congo fazia seus chás e compressas para o tratamento da jovem  Rosa, que dia após dia ia recuperando sua saúde. E ao chegarem a seu  destino, com cuidados mais especiais, com o tratamento vindo das ervas e  compressas sagradas do velho Congo, Rosa se recuperou totalmente, e em  agradecimento o feitor, que tinha o nome de Amadeu, jurou lealdade a Rei  Congo, que se transformou em um dos grandes guerreiros libertadores do  Quilombo de Rei Congo.     Apenas os guerreiros de Rei Congo sabiam o  caminho correto para chegar ao "Monte dos Perdidos" que já estava sendo  conhecido em toda a região como "Quilombo de Rei Congo". Como a  quantidade desses guerreiros ainda era baixa, não davam conta de  libertarem tantos escravos como era da vontade de Rei Congo, pois as  viagens de ida e volta as fazendas eram longas, cansativas e perigosas,  ele decidiu então montar pequenos quilombos que servissem de esconderijo  para os quilombolas próximo ao quilombo principal, tentando assim  conseguir um pouco mais de tempo para aumentar as ações contra a  escravidão nas fazendas. Isso infelizmente durou pouco, pois mesmo em  matas fechadas esses pequenos quilombos foram descobertos pelos Feitores  e seus capatazes, ou pelos Capitães do mato contratados pelos coronéis  fazendeiros que estavam a busca de seus escravos.     Rei Congo então  decidiu que mesmo com a demora das viagens e a dificuldade da subida ao  "Monte dos Perdidos", seria melhor que os negros libertados fossem  levados diretamente para um lugar seguro ao invés de acamparem nos  pequenos quilombos a espera de alcançarem um número maior de  quilombolas.     E assim foi feito por longos anos, Rei Congo e seus  guerreiros libertavam os seus irmãos escravizados, os levavam para o  Quilombo, e lá eles plantavam, criavam animais, constituíram laços,  cultuavam seus Orixás, viviam em paz e em liberdade.     Muitos coronéis  por anos tentaram alcançar o tão conhecido e guardado Quilombo de Rei  Congo, muitos feitores, capatazes e Capitães do mato perderam suas vidas  tentando decifrar o caminho correto que levava ao cume da montanha, mas  nenhum desses tiveram êxito em seus objetivos, pois ali além de ter  grandes guerreiros que protegiam a entrada e o caminho do quilombo,  tinha um Rei, um Rei protegido pelos Orixás, principalmente por pai  Oxalá no qual o velho Rei Congo agradeceu por toda sua vida a luz dada  para que ele encontrasse o caminho para sua libertação e a de centenas  de irmãos negros.     No final do século XVII, Rei Congo fez sua  passagem para o mundo dos espíritos já com 90 anos de idade no corpo  físico, e sendo agraciado por pai Oxalá a benção de poder vir a terra  como Entidade de Luz para continuar libertando as pessoas da escravidão,  porém com um trabalho ainda mais árduo, pois essa escravidão não são  nas correntes de aço frio, mas da escravidão da inveja que consome a  alma, da falta de humildade que magoa o espírito, do orgulho que destrói  o perdão, da soberba que esmaga o ser, da falta de amor que escurece o  caminho e principalmente da falta de fé que lhe desvia da evolução  espiritual.     Rei Congo preto velho calmo e sereno, humilde mas  soberano, tem sempre  a palavra certa na hora certa, tem ensinamentos  certos pros momentos certos. Com sua voz mansa e seu jeito peculiar de  se sentar, ele é reconhecido por toda a Umbanda, e todos que já tiveram a  oportunidade de poder ouvir seus conselhos em seu tom de voz sereno,,  pode se considerar um abençoado por pai Oxalá.. 
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