quinta-feira, 9 de abril de 2015

CABOCLO PERY

O Guia-Chefe do Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade
Orientador da Trilogia Registros de Umbanda
Livro Iniciando na Umbanda Vol. 1

A entidade espiritual que se apresenta como Caboclo Pery é o Guia-chefe do Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade e o espírito “dono” da minha cabeça, ou seja, é o meu guia de frente. Sinto-o como um pai verdadeiro, ao qual tenho muito respeito. Inesquecível a cena clarividente, quando estava na escola de médiuns em um centro espírita pertencente à federação do Rio Grande do Sul – o Caboclo, com um pilão à frente, macerava inúmeras folhas, pegava a “papa” resultante, com as duas mãos em cunha, colocava-a em minha cabeça e beijava-me na testa.
Foi esse Caboclo que me orientou a fundar a nossa comunidade terreiro. É ele que, no Astral, dirige todos os trabalhos e delibera sobre tudo o que é feito, pois é um espírito enfeixado na irradiação de Xangô. Por isso temos um pilão na frente do nosso congá. Caboclo Pery faz parte de uma falange de trabalhadores na Umbanda que “moram”, no Plano Astral, na colônia espiritual conhecida como Metrópole do Grande Coração, onde é localizada a sede da Fraternidade da Cruz e do Triângulo. Nessa imensa urbanização extrafísica universalista, Caboclo Pery coordena uma série de atividades, entre elas a de instrutor, um mestre professor que ensina, literalmente, dando aulas a uma plêiade de alunos que estudam a Umbanda e vão assistir a suas exposições desdobrados, fora do corpo físico.
Este livro, Iniciando na Umbanda, inicia e faz parte do projeto de escrevermos e deixarmos para as gerações futuras os registros etnográficos do modo de ser do Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade. É a primeira “apostila” de estudo;
outras virão na sequência. Não é uma obra psicografada no sentido clássico, mas um singelo compêndio coordenado e orientado por Caboclo Pery, que, comigo em desdobramento natural durante o sono físico, me orienta sobre o que eu devo escrever com o meu punho. Obviamente há a experiência prática aliada ao estudo e à pesquisa contínua, pois o médium de que estudar sempre; são subsídios indispensáveis ao tipo de mediunidade vigente na atualidade, mais intuitiva e consciente, cada vez menos sonambúlica, fenomênica e inconsciente.
Há que se registrar que tudo o acontece dentro de uma gradação previamente planejada. Se não tivesse, há 10 anos, fundado uma comunidade terreiro, vivenciado intensamente todos os percalços de manutenção de um congá sob a égide da Lei de Umbanda em todo este tempo, certamente não teria condição de escrever o que ora me solicita o Plano Espiritual.
Mesmo assim, sem o amparo do lado de lá, nada realizaríamos, pois eles são o rumo e o direcionamento que nos mantêm firmes nos passos a serem dados. Somente assim conseguimos seguir em frente no caminho que se nos apresenta — o programa de vida delineado antes de encarnamos na presente forma física.

Saravá fraternal,

Norberto Peixoto.

3 comentários:

  1. Boa tarde, saberia informar se a denominação "Caboclo Pery" seria a mesma entidade "Caboclo Cobra Coral"? Pois creio que em termos de imagens disponíveis, ambas as imagens que busquei apresentaram a mesma imagem tanto quando pesquiso Caboclo Pery quanto Caboclo Cobra Coral. Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Não são. Histórias diferentes. Essas entidades são bem antigas na Umbanda. Hoje já não existem aqueles médium que eram desenhistas. Acontece de usarem uma imagem para várias entidades.

    ResponderExcluir