sexta-feira, 13 de março de 2015

O poderoso Caboclo Pantera Negra




Muito do que se ensina na internet através de blogs e sites não condiz com a realidade dos fatos... é uma pena...


Tantos pseudo sábios tem tentado em vão ensinar sobre o Caboclo Pantera Negra e até alguns novos médiuns tem se destacado no universo Umbandista e Quimbandeiro divulgando sua manifestação em seus centros.


 Os mais antigos Umbandistas da década de 70, tiveram o privilégio de conhecer esta poderosa entidade já em seus primeiros anos de manifestações e trabalhos de caridade na Gloriosa Umbanda.


 Hoje em dia seus antigos médiuns já não se encontram conosco, e são poucos dos médiuns atuais que realmente trabalham com essa poderosa entidade de forma correta e sem mistificações.


 Só o nome já chama a atenção, causa uma certa curiosidade nos mais aficcionados pela Umbanda ou Quimbanda em conhecer esta entidade e saber mais um pouco, muitos tem mistificado usando o nome deste poderoso Caboclo Quimbandeiro para se destacar, ou se promover no meio Umbandista e até se impor como sendo de maior axé dentro dos cultos.


 Mas na verdade o Sr. Pantera Negra, ou para os mais íntimos, Sêo Pantera, escolhe a dedo seus médiuns, sendo muito rara sua manifestação através da incorporação.


 Uma das particularidades deste poderoso Caboclo Quimbandeiro ( não usarei o termo Exú, mesmo girando na Quimbanda ele continua a ser um Caboclo ) é a sua capacidade de manifestar-se à qualquer hora do dia ou da noite, sendo por isso muito solicitado em casos de difícil solução, pois detém o poder de resolver até mesmo coisas que julgamos impossíveis.


 Quando manifestado através da incorporação, fala com tremenda autoridade, firme ao falar, cumpre o que diz e jamais deixa um filho-de-fé sem uma solução para seus problemas.


 Na Quimbanda por questões evolutivas não aceita sacrifícios de animais em suas obrigações e assentamentos, jamais se manifesta imitando o animal Pantera ou qualquer outro felino, apenas os mistificadores é que se valem disso para impressionar os menos esclarecidos.


 O Caboclo Pantera Negra é um dos espíritos oriundo da Tribo Hopi dos EUA, ostenta o nome de Pantera Negra por conta de sua coragem e determinação, força e espírito guerreiro, qualidade que só os Panteras Negras possuem, alguns estudiosos afirmam que ele seja de origem Tupi, coisa realmente impossível, pois a Linha dos Caboclos Quimbandeiros tem em suas fileiras apenas espíritos pertencentes à tribos indígenas da América do Norte.

Na Quimbanda ele é responsável pela chefia da segunda e mais temida Linha de Quimbanda, a Linha dos Caboclos Quimbandeiros, ele possui atributos diferentes dos demais Exús, sendo muitas vezes solicitado para trabalhos de Magia Negra e demandas espitituais, tanto ele como seus subordinados, os Caboclos Quimbandeiros.


 Com o objetivo de esclarecer melhor os Filhos e Filhas-de-fé, as sete linhas de Quimbanda são únicas, não existem linhas paralelas ou diferentes das sete linhas tradicionais, que são fixas e imutáveis, despreze o Quimbandeiro que teima em admitir linhas diferentes das originais.


 Segue abaixo a lista das sete linhas tradicionais e seus respectivos Chefes, dentre eles, o Poderoso Pantera Negra:



1ª Linha - Linha de Malei - Chefe - Exu Rei




                   
                      2ª Linha - Linha dos Caboclos Quimbandeiros - Chefe - Exu Pantera Negra



3ª Linha - Linha do Cemitério ou das Caveiras - Chefe - Exu Caveira



4ª Linha - Linha Nagô - Chefe - Gererê o Rei de Ganga



5ª Linha - Linha de Mossurubi - Chefe - Exú Kaminaloá



6ª Linha - Linha Mista - Chefe - Exú das Campinas



7ª Linha - Linha das Almas - Chefe - Exú Omulu ( não confundir com Orixá Omulú )




Possui estreita relação com o Orixá Ogum, devido a sua personalidade e atributos guerreiros e está diretamente relacionado com o Caboclo Ogum Rompe Mato na Umbanda.





A Linha dos Caboclos Quimbandeiros é composta de espíritos indígenas de várias tribos da América do Norte: Sherokees, Apaches, Sioux, etc...



Sendo seu Chefe, o Caboclo ( ou Exú ) Pantera Negra oriundo da Tribo Hopi um dos povos mais antigos das Américas.



Os componentes da Linha dos Caboclos Quimbandeiros são:



Exú Arranca Toco


Exu Sete Poeira


Exú Pimenta


Exú Asa Negra


Exú Gira Mundo


Exú Pantera Vermelha


Exú Pedra Negra


Exú das Matas


Exú Tronqueira


Exú dos Rios


Exú Quebra Galho


Exú Treme Terra


Pombagira Guerreira



Nos terreiros que cultuam a Umbanda ele é saudado no início de cada sessão de trabalhos e ao final dos trabalhos também, muito temido e respeitado ele sempre é solicitado para proteger e limpar o recinto levando as cargas negativas embora.


Ainda em algumas casas tradicionais se ouve o cântico ao início ou fim dos trabalhos, sempre cercado de enorme reverência e temor:



" Procure por todas bandas...Por todas vais encontrar...Seu nome é Pantera negra...Vai chegar pra trabalhar."



" Já bateu a meia noite...Vou fazer minha oração...Vai chegar Pantera Negra...Com toda sua legião."



Quando manifesto em uma sessão de Umbanda trabalha da mesma forma que nas giras de Quimbanda, sempre firme, ouve as súplicas de seus filhos-de-fé e sempre esta disposto para assumir o caso e dar uma solução o mais rápida possível.


Seu curiador ( bebida ) seja na Umbanda ou Quimbanda é sempre o vinho tinto, bebe marafo ( cachaça ) apenas quando está em trabalhos de demanda ou em casos extremos onde é necessário manipular energias mais pesadas em prol do progresso de seus filhos-de-fé.


Alguns pseudo-videntes tem pregado que sua manifestação através da visão mediúnica é de uma Pantera Negra ou algum tipo de ser meio homem meio felino, um tremendo erro que deve ser desmistificado.


Bem como nos primórdios da Umbanda e da Quimbanda haviam médiuns que supostamente incorporavam o Sêo Pantera Negra e comportavam-se como animais ferozes e selvagens, muitas das vezes precisavam ser amarrados quando manifestos, um tipo de manifestação medíocre e infeliz, que serviu por anos como meio de impor o medo nas pessoas e o temor em cultuar esse poderoso Caboclo, que em momento algum imita algum felino em sua manifestação na terra.


Sua manifestação através da vidência quando se apresenta é de um típico Índio Americano, devidamente paramentado para a guerra, sempre ereto e de olhar firme envolto em uma luz vermelha sem brilho.



Seus médiuns de incorporação são sempre do sexo masculino, são raros os casos de médiuns do sexo feminino, ele também jamais admite mentiras ou mistificações em seus trabalhos, além disso não usa cocares de penas em sessões de Umbanda nem paramento algum quando se manifesta para prestar a caridade, na Quimbanda quando manifesto jamais usa chapéus na cabeça, gosta sempre de olhar nos olhos de seus filhos e filhas-de-fé, sempre trabalha de pés descalços, encara com firmeza seus consulentes, mas pode sim usar capa como forma de mostrar seu caráter Quimbandeiro e como indumentária do culto.


Seu assentamento ou o assentamento de dos componentes da Linha dos Caboclos Quimbandeiros é feito com muito mironga e com fundamentos bem diferentes do que costumamos ver em várias casas que cultuam a Quimbanda.


Meu sincero e cordial Saravá à todos aqueles que cultuam o Sêo Pantera em suas casas e em seus corações, muita luz, paz e força!

Aos sinceros Filhos e Filhas-de-fé que desejarem maiores informações sobre o culto ao Poderoso Pantera Negra,

e terão toda orientação possível, sobre como assentar corretamente, oferendas, obrigações e segredos deste poderoso Caboclo Quimbandeiro.


Saravá Poderoso Pantera Negra!

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