segunda-feira, 16 de março de 2015

Negra Ana

De origem Yorubá, mas nascida no Congo Negra Ana é uma escrava muito pouco conhecida na umbanda.

Era uma ótima cozinheira dos barões e baronesas era sábia conhecedora das mandingas, ervas e simpatias, Negra Ana morreu acorrentada e chicoteada no tronco, era mãe de três filhos sendo 2 homens e uma mulher: José, Antônio e Madalena.
Negra Ana teve o dedo arrancado pelo feitor por ter cortado descascando abobora.
Negra Ana ajuda a quem tem fé a quem sabe acreditar adota a todos como seus filhos.
Tenho orgulho de poder trabalhar com essa negra escrava..

Todo dia era dia de choro e de muita dor, mas mesmo assim uma escrava chegava de bom humor.
quem chorava passava a sorrir quem caia ficava em pé ela era a alegria esperança e a fé
na passagem de um mundo para o outro seu povo sentiu aquele sorriso tão belo, mas existiu ela disse que ia voltar precisando era só lhe chamar atabaque Aruanda pode toca Ana o negra ana to chamandopor voce ana o negra ana que saudades de voce prta velha da bahia rainha do katerete!!! Adorei as almas!!! Axé!!!!

7 comentários:

  1. Que legal, eu gostaria de saber se essa é a negra Ana africana, não acho quase nada sobre ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostaria de saber, mais já ouvi uma história bem parecida dela mesmo.

      Excluir
  2. Baiei em um terreiro dela em Quatipuru (PA). O Terreiro era do Caboclo João da Mata, mas ela era cabocla que presidia os trabalhos e organizava o serviço e os atendimentos no terreiro.

    ResponderExcluir
  3. Aconteceu uma coisa muito estranha comigo. Eu não sou da umbanda, nem católica sou de uma religião que ama a natureza e TD q vive nela.
    Outro dia tive um sonho.
    Sonhei que eu estava como dizem na umbanda encorporada e benzia TD mundo inclusive minha filha, dançava muito e ria muito, aí até q me perguntaram meu nome e disse que eu era preta véia Ana. Aí vim aqui investigar e gente fiquei assustada. Pq na minha religião mexe com plantas e muita energia, quando eu li essa postagem fiquei muito feliz, pq tenho certeza que ela está comigo , mesmo eu não sendo umbandista. Pra dizer nem sabia da existência dela. Mas estou feliz. Vim contar minha história pq achei muito interessante ela existir.Bjs a TDS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, que massa vey eu sou umbanda e consultei com ela, adorei inclusive tem uma vela acesa pra ela agr

      Excluir
    2. E o nome da minha vó que morreu era madalena

      Excluir