Rei das Sete Liras é conhecido como uma entidade da Umbanda, mas o que quase ninguém sabe é a sua história, que começa na Idade Média e vai até a sua reencarnação no século dezenove. Realmente, o que muitas pessoas ouviram falar foi de um centro de Umbanda, no Rio de Janeiro, denominado Sete da Lira, que foi freqüentado por artistas famosos, como Tim Maia e até mesmo Freddie Mercury e alguns integrantes da banda Kiss. Na Espanha Medieval, havia um casal interessante: Caio e Zelinda. Caio era um descendente de gregos, que tocava e fabricava instrumentos musicais, especialmente liras. Zelinda era uma bela negra africana, que escondida dos poderosos da época, fazia rituais mágicos. Estas duas pessoas tinham um filho chamado José, que era inteligente e tocava instrumentos como ninguém. Este garoto gostava de tocar e fabricar liras. Ele construía sete diferentes modelos de lira. Desde muito cedo, José demonstrava possuir poderes paranormais: curava pessoas doentes, movia objetos com o olhar, tinha sonhos premonitórios, via a aura das pessoas. Quando ele entrou para a adolescência, este paranormal passou a incorporar espíritos enquanto tocava, uma destas almas seria a do bíblico Rei Davi. Além de possuir poderes sobrenaturais, ele era muito carismático, por isto foi apelidado, carinhosamente, de Rei das Sete Liras. Como José fazia muito sucesso entre as mulheres, um marido ciumento inventou para os representantes da igreja que o Rei das Sete Liras era um bruxo. Assim, o pobre foi queimado na fogueira pela Inquisição. Mas, no século dezenove, José reencarnou numa criança, que se tornou um excelente músico e um fabricante de liras, também. Nesta reencarnação, ele também tinha poderes paranormais, como realizar curas, ver auras, interpretar sonhos. Mais tarde, bem depois da sua morte, ele foi adicionado na Umbanda, como uma entidade, que auxilia os artistas, principalmente os músicos. No século vinte, surgiu no Rio de Janeiro um centro de Umbanda chamado Sete da Lira, em homenagem a este músico.
Exú 7 da lira, roupagem fluídica muito parecida com a do senhor exú marabô e ambos trabalham na mesma linha vibracional dos
ciganos (exú e pomba gira cigana) sendo que, as entidades ciganas do oriente (vibração de direita) utilizam-se dessa energia e auxílio para poderem trabalhar na linha de exú em nossas terreiras. nota do blog;(ciganos do oriente vibram em outra
vibração,por isso da dificuldade de incorporarem em seus médiuns em uma gira especifica para exú e pomba gira)
Os chefes deste reino são muito mais conhecidos por seus nomes sincréticos: Exu Lúcifer e Maria Padilha, sendo na verdade seus nomes kimbandeiros Exu Rei das Sete Liras e Rainha do Candomblê (ou Rainha das Marias). Seus apelos kimbandeiros mostram justamente sua afinidade pêla dança, a musica e a arte ( lira e candomblê). Dentro do reino da Lira, que tambêm as veces é chamado "reino do candomblê" não pêlo culto africanista aos orixás, sinão por ser issa palavra sinônimo de dança e música ritual. Trabalham aqui todos os Exu que tem que ver com a arte, a musica, poesia, bohemia, ciganeria, malandragem, etc.
REINO DA LIRA
1) Povo dos Infernos - Chefiado por Exu dos Infernos
2) Povo dos Cabarés - Chefiado por Exu do Cabaré
3) Povo da Lira - Chefiado por Exu Sete Liras
4) Povo dos Ciganos - Chefiado por Exu Cigano
5) Povo do Oriente - Chefiado por Exu Pagão
6) Povo dos Malandros - Chefiado por Exu Zé Pelintra
7) Povo do Lixo - Chefiado por Exu Ganga
8) Povo do Luar - Chefiado por Exu Malé
9) Povo do Comércio - Chefiado por Exu Chama Dinheiro.
Ponto Cantado:
Sou exu, trabalho no canto
Quando canto desmancho quebranto
Sete cordas tem minha viola
Vou na gira de elenco e cartola
Viola é o tridente
Cigarro é o charuto
Bebida é o marafo
Sou Sete da Lira
Derrubo inimigo
Ponteiro de aço
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